Pular para o conteúdo principal
ADAMA participa do 19º Agronegócios Copercana

Com portfólio diferenciado, que inclui biossoluções e herbicidas para os canaviais, ADAMA participa do 19º Agronegócios Copercana

A primeira estimativa da safra 2023/24, segundo dados da Conab – Companhia Nacional de Abastecimento, aponta para um aumento na produção de cana-de-açúcar de 4,4%, quando comparada à última safra, resultando em uma produção de 637,1 milhões de toneladas de cana-de-açúcar.
ADAMA participa do 19º Agronegócios Copercana

O Brasil deverá destinar 8.410,3 mil hectares de cana-de-açúcar para a colheita, com um rendimento médio de 75.751 kg/ha. O maior crescimento de área é justificado pelo aumento de áreas de expansão e renovação, o que impacta diretamente na produtividade, uma vez que os primeiros cortes possuem um maior rendimento. Além disso, as condições climáticas para essa safra estão se apresentando ainda melhores que na safra 2022/23.

Ainda de acordo com a Conab, mais de 50% das áreas da safra nacional de cana-de-açúcar estão nas lavouras do estado de São Paulo e, neste primeiro levantamento, da safra 2023/24, houve um pequeno aumento em relação à passada. O início do processamento no Estado se concentrou na primeira quinzena de abril, e cerca de um terço das unidades de produção voltaram à atividade industrial na segunda quinzena de abril. Isso ocorre devido à condição climática das regiões onde estão localizadas as unidades de produção. Aquelas que começaram na segunda semana, estão localizadas em regiões onde as chuvas ocorreram em maior intensidade, atrasando o processo de maturação dos canaviais, necessitando de manejo mais adequado com relação à aplicação de maturadores. Nessas unidades, ocorreram, também, atrasos nos processos de manutenção mecânica da parte industrial.

Com a nova safra e aposta na melhoria do cenário para a cultura, com mais rentabilidade e produtividade para o produtor, a ADAMA (leia-se ADAMÁ), companhia integrante de uma das maiores holdings do agronegócio global, estará presente no 19º Agronegócios Copercana, que acontece de 26 a 30 de junho, no Centro de Eventos Copercana, em Sertãozinho (SP), levando soluções para o manejo da cana-de-açúcar, que envolvem todo o portfólio para a cultura e fazem parte do programa Bom de Cana, além do ADAMA C.U.I.D.A. (Compromisso pelo Uso Inteligente de Defensivos Agrícolas), programa que reúne os compromissos da empresa com a sustentabilidade e agrupa as iniciativas da companhia nos pilares econômico, ambiental e social.

Dentre as soluções está Jumbo®, herbicida para controle de gramíneas e folhas largas que afetam a cultura de cana-de-açúcar. O desenvolvimento do produto, lançado no ano passado, levou cerca de cinco anos, contou com o apoio de renomados pesquisadores do mercado e segue o foco da companhia em desenvolver soluções que contribuam cada vez mais para a sustentabilidade da agricultura. “Os ativos que compõem essa solução permitem mais eficácia no manejo de plantas daninhas, com flexibilidade, segurança e economia para o agricultor. Jumbo® traz ainda características que contribuem para a sustentabilidade no cultivo da cana, já que representa uma redução significativa de embalagem, cerca de 62% menos quando comparado à mistura em tanque, o que significa menor volume de armazenamento e descarte e, consequentemente, menor uso de água para a realização da tríplice lavagem”, afirma o agrônomo e representante técnico de vendas (RTV) da ADAMA, Giuliano Fer Scandiuzzi, que estará presente no evento.

Protege®, fungicida e nematicida microbiológico, também poderá ser conferido no evento. Lançado no ano passado, faz parte dos investimentos da ADAMA no portfólio de biossoluções, que conta com produtos biológicos (ou biodefensivos) e de bioestimulação de plantas. “A produção de alimentos com sustentabilidade é o grande desafio da agricultura moderna. Por este motivo, a demanda por tecnologias inovadoras como as biossoluções é crescente. A ADAMA entendeu essa necessidade e, por isso, vem investindo nos últimos anos na ampliação do portfólio”, destaca Scandiuzzi.

Protege é uma combinação tripla de bactérias (Bacillus thuringiensis + Bacillus velezensis + Bacillus amyloliquefaciens) com diferentes modos de ação sobre os nematoides, conferindo controle desses parasitas e proteção à produtividade. Com prejuízos que chegam a 35 bilhões de reais por ano nas lavouras brasileiras, de acordo com a Sociedade Brasileira de Nematologia (SBN), os nematoides representam grande ameaça à produção agrícola no Brasil e exigem uma atenção especial dos produtores. “Os bionematicidas são importantes ferramentas para o controle de nematoides, pois são eficazes e contribuem na construção de um ambiente produtivo favorável para as plantas se desenvolverem”, explica o engenheiro agrônomo. A eficiência dos biodefensivos é reconhecida e a ADAMA acredita na combinação de produtos químicos e biológicos para o melhor manejo das culturas. “Além disso, a companhia trabalha para ter produtos cada vez mais sustentáveis, indo ao encontro das necessidades da agricultura brasileira”, informa Scandiuzzi.

Outro produto parte do portfólio para a cultura, Apresa®, herbicida pré-emergente que possui uma combinação exclusiva de ingredientes ativos, proporcionando alta eficácia e muita segurança para o produtor, também será demonstrado aos produtores. O foco principal do produto, que conta com formulação exclusiva T.O.V., que traz facilidade de aplicação, simplifica a vida do agricultor. “Consideramos Apresa® uma revolução para o produtor, pois sua formulação consegue colocar junto, e em alta concentração, dois ativos que possuem características muito diferentes, resultando em um produto único e de fácil manuseio e aplicação”, reforça o engenheiro agrônomo. 

A incidência das plantas daninhas acontece durante todo o ciclo da cultura, mas é no desenvolvimento inicial onde o impacto na produtividade é mais elevado e, por isso, é necessário um manejo em pré-emergência eficaz para que o produtor não tenha dor de cabeça lá na frente com as perdas de produtividade. “Nas últimas safras, houve um aumento significativo na adoção de medidas de controle das plantas daninhas, principalmente por conta da resistência aos ativos que são utilizados em larga escala, além de espécies de plantas daninhas que passaram a ser mais relevantes, dificultando o controle, que demanda um manejo preventivo”, explica Scandiuzzi.

Este outro lançamento de 2022 faz parte de uma série de investimentos da companhia em inovação para trazer o que há de mais moderno para a agricultura brasileira. Como empresa totalmente focada em tecnologia, e que investe mais de US$ 10 milhões /ano em Pesquisa e Desenvolvimento só no Brasil.

Agilidade na tomada de decisões

Durante o 19º Agronegócios Copercana, os agricultores poderão conhecer ainda os produtos inovadores oferecidos pela ADAMA que os ajudam nas tomadas de decisão. São eles:

ADAMA Clima – plataforma de prestação de serviços, traz a média das temperaturas e precipitações dos últimos três anos, mapa de localização das estações com informações sobre chuvas acumuladas nas últimas 24hs ou 7 dias, informação de graus-dia através do cálculo da temperatura acumulada e exportação de dados. Os dados gerados podem ser acessados para avaliações detalhadas e melhor entendimento dos efeitos climáticos sobre a culturas daquela região. O serviço fornece ainda combinação de dados globais com dados locais de previsão do tempo, alcance de até 7km de raio (cobertura de aprox. 12 mil ha), transmissão de dados por sinal de celular ou por Wi-Fi, dados da estação  transmitidos e armazenados de hora em hora, sensores de chuva e temperatura, dados históricos da microrregião salvos na nuvem, acesso remoto das informações (mobile ou computador), e informações de previsão sobre molhamento foliar, evapotranspiração diária, cobertura de nuvens e radiação solar.

ADAMA Monitor – armadilha que atrai insetos com o uso de feromônios inseridos em placas adesivas e que, por meio de microcâmeras fotográficas, transmite imagens das pragas capturadas via sinal de celular. De acordo com a preferência do produtor, as câmeras são configuradas para enviar fotos em horários determinados para o celular ou computador do usuário, evitando que a contagem das mariposas seja feita manualmente e eliminando a necessidade de visitas diárias às armadilhas no meio da plantação. A solução conta ainda com mecanismo de autolimpeza, reduzindo a necessidade de idas até a lavoura para trocar as placas adesivas. Acesso remoto às imagens da armadilha permite ao produtor saber a hora certa para tomar decisões. Principais vantagens: informação atualizada diariamente sobre a situação da lavoura, evita visitas desnecessárias (menos idas ao campo e mais eficiência no controle de pestes), agilidade para coletar dados, imagens de alta resolução, armazenamento histórico das informações, contagem automática do nível de infestação e painel solar e GPS integrados.

 

Serviço

19 Agronegócios Copercana

Data: 26 a 30 de junho

Local: Centro de Eventos Copercana

Município: Sertãozinho (SP)

Horário: 13h às 19h

 

Mais sobre o ADAMA C.U.I.D.A.

O ADAMA C.U.I.D.A. é a plataforma que reúne os compromissos da ADAMA com a sustentabilidade e agrupa as iniciativas da companhia nos 3 pilares: econômico, ambiental e social. No pilar econômico (Cuida da Lavoura), entendemos que uma lavoura produtiva requer o manejo adequado e as melhores práticas de tecnologia de aplicação. No pilar ambiental, cuidamos do Solo, que é onde tudo começa. No pilar social (Cuida de Você), adotamos e difundimos as melhores práticas para o uso e aplicação de defensivos agrícolas, contribuímos para a boa saúde do agricultor e do consumidor final.

Sobre a ADAMA

A ADAMA Ltd. é líder global em proteção de culturas, fornecendo soluções para agricultores em todo o mundo para combater plantas daninhas, insetos e doenças. A ADAMA possui um dos mais amplos e diversos portfólios de ingredientes ativos do mundo, bem como instalações de P&D de última geração, fabricação e formulação. 

Com uma cultura que capacita os colaboradores a escutar os agricultores, a ADAMA oferece uma vasta gama de produtos diferenciados de alta qualidade, fornecendo soluções que atendam às necessidades locais de agricultores e clientes em mais de 100 países em todo o mundo. Para mais informações, visite o site e siga as redes sociais.